sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Gestão de Conflitos

Considera-se conflito sempre que ocorre divergência de opiniões, atitudes, condutas, sentimentos e os objectivos dos intervenientes são incompatíveis. Também é encarado como uma ruptura da ordem que conduz ao choque de posições .

Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte da evolução dos seres humanos e sãonecessários para o crescimento e desenvolvimento de qualquer sistema, seja ele familiar, social, político e organizacional.

Actualmente são desencadeados muitos conflitos nas estruturas organizacionais, pelos mais diversos motivos. Estes geralmente prendem-se com os diferentes tipos de personalidades, estilos de liderança, posturas agressivas, cumprimento de prazos, fracos desempenhos, entre outros.

Tipos de Resolução

Evitamento

Neste género de conflito, o indivíduo evita envolver-se no problema que dá origem a este, deixando que se resolva por si.


Acomodação

Neste caso o individuo abdica dos seus interesses, com o objectivo de satisfazer as necessidades da outra pessoa interveniente


Competição/Dominação

A preocupação é direccionada no sentido de ver os próprios interesses satisfeitos, em detrimento das necessidades dos outros. Há a tentativa de convencer a outra parte de que os seus interesses são mais importantes e correctos.


Compromisso

Neste caso verifica-se a preocupação de ver satisfeitas as necessidades de ambas as partes de uma forma moderada. Ambas as partes não ficam satisfeitas totalmente, mas de forma parcial.


Colaboração

O objectivo prende-se na tentativa de satisfazer totalmente as necessidades dos intervenientes, podendo estes atingir os mesmos objectivos. Neste caso há a colaboração de ambas as partes, aceitam-se novas ideias e são definidos objectivos comuns.




É essencial que as organizações proporcionem aos seus funcionários formação e informação, com o objectivo de os consciencializar para a necessidade de haver cooperação entre todos, sendo possível criar uma equipa, onde são definidos objectivos comuns á organização e se verifica a colaboração de todos para atingirem o mesmo objectivo. O conflito pode ter um efeito pedagógico quando os interesses em jogo se tornam explícitos e se estimula a procura de alternativas para resolvê-lo, de tal modo que possa se tornar um factor de evolução e vitalidade das organizações. A coordenação do grupo através do líder, não deve ser deixada de parte, ele é o principal motivador e orientador de prioridades.